Ataque deixa 80 mortos em Nice, no sul da França - Fim dos Tempos

Ataque com caminhão deixa 80 mortos em Nice, no sul da França

França – 80 morreram e 18 estão em estado gravíssimo, diz ministro do Interior.
Atentado aconteceu por volta das 22h30, na festa do Dia da Bastilha.

Um caminhão atropelou diversas pessoas nesta quinta-feira (14) que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, no sul da França, matando dezenas.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, afirmou que 80 pessoas morreram e 18 estão em estado de “emergência absoluta”, considerado muito grave.

O presidente francês, François Hollande, disse que o atentado tem “caráter terrorista”. Ele anunciou que vai estender por três meses o estado de emergência no país e ampliar operações na Síria e no Iraque.

O gabinete da Procuradoria de Paris abriu investigação para apurar se o ataque foi mesmo terrorismo. Seria o terceiro ataque terrorista no país em um ano e meio.

O ataque aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, disse que o veículo percorreu 2 km entre a multidão.

O Ministério do Interior francês confirmou que o motorista foi morto. A AP, citando como fonte o ex-prefeito de Nice e atual presidente da Metrópole Nice-Cote D’Azur, Christian Estrosi, afirmou que o caminhão estava cheio de armas e granadas.

 

Corpos são vistos no chão após atropelamento de caminhão no sul da cidade francesa de Nice (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)
Corpos são vistos no chão após caminhão avançar contra a multidão em Nice (Foto: Eric Gaillard / Reuters)

O  jornal “Nice Matin” disse que um de seus repórteres estava no local acompanhando a celebração e relatou que as pessoas correram em várias direções. O clima foi de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente. Várias delas entraram no mar para se proteger.

Algumas testemunhas dizem que a polícia atirou contra o motorista para tentar impedir os atropelamentos e que “ocupantes” do veículo também atiraram, sem precisar quantas pessoas estariam no caminhão.

A identidade do motorista ainda não foi revelada pelas autoridasdes francesas, que também não informaram se o motorista agiu sozinho ou se teve ajuda de outras pessoas.

Táxis que estavam na região transportaram gratuitamente pessoas que tentavam deixar o local logo após o caminhão avançar sobre a multidão.

A polícia montou um perímetro de isolamento e cercou o veículo. A prefeitura de Nice informou que a avenida permanecerá fechada nesta sexta-feira (15).

Boatos
Autoridades francesas pediram que as pessoas não divulguem rumores em redes sociais, depois que alguns posts falaram em supostos reféns em um restaurante e um hotel em Nice e um incêndio em Paris. Todos esses boatos foram desmentidos.

O presidente francês François Hollande, que estava em Avignon (sudeste), voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta. “A França chorou, está ferida, mas é forte, e sempre será mais forte que os fanáticos que a atacaram hoje”, disse.

O presidente francês disse que decidiu prolongar mais uma vez o estado de exceção, que entrou em vigor após os atentados de novembro de 2015 e seria encerrado em 26 de julho. A Operação Sentinela mobiliza dez mil militares, além de policiais.

Ele ainda afirmou que vai fazer um chamado aos militares da reserva para auxiliar no policiamento do território francês e das fronteiras.

O Twitter lançou a operação #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice), para que pessoas recebam em suas casas aqueles que ainda tentam se abrigar ou não têm para onde ir de imediato, e o Facebook ativou o status de segurança para que os que estão na cidade confirmem que estão a salvo

Caminhão que atropelou multidão na cidade de Nice, na França, e deixou dezenas de mortos (Foto: Valery Hache/AFP)
Caminhão que atropelou multidão na cidade de Nice, na França, ficou com vidro perfurado por tiros da polícia local (Foto: Valery Hache / AFP Photo)

Nos Estados Unidos, a Casa Branca divulgou um comunicado do presidente Barack Obama, no qual ele diz: “em nome do povo americano, eu condeno nos termos mais fortes o que aparenta ser um horrível atentado terrorista em Nice, França, que matou e feriu dezenas de civis inocentes. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e outros entes queridos dos que foram mortos, e desejamos uma total recuperação para os muitos feridos”.

A conta oficial de Paris no Twitter postou uma mensagem de solidariedade. “Paris está com Nice. Estamos com vocês de todo o coração. Estamos unidos”, diz o texto. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou em seu perfil: “em nome dos parisienses, nosso mais fraternal apoio ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas”, escreveu.

O presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, divulgou um comunicado, no qual diz: “é lamentável que no dia que eternizou a fraternidade como lema do povo francês, um atentado destrua a vida de tantos cidadãos”.

Dia da Bastilha
O Dia da Bastilha é um feriado que comemora, todo dia 14 de julho, a Tomada da Bastilha em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão.

Indivíduo ferido é atendido no chão após atropelamento de caminhão no sul da cidade francesa de Nice (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)
Indivíduo ferido é atendido no chão (Foto: Eric Gaillard / Reuters)

17 comentários em “Ataque com caminhão deixa 80 mortos em Nice, no sul da França

  • maio 11, 2019 em 8:43 am
    Permalink

    Great items from you, man. I have be mindful your stuff
    prior to and you’re simply too wonderful. I really like what you’ve acquired right here, really like what you are stating and the best way during which you say it.
    You make it entertaining and you still take care
    of to keep it smart. I can not wait to read much more from you.
    This is actually a great website.

    Resposta
  • maio 13, 2019 em 2:33 am
    Permalink

    I love what you guys are usually up too. Such clever work
    and coverage! Keep up the amazing works guys I’ve added you guys to my personal blogroll.

    Resposta
  • maio 15, 2019 em 7:57 pm
    Permalink

    Thanks for a marvelous posting! I really enjoyed reading it, you can be a great author.
    I will make sure to bookmark your blog and definitely will come
    back later on. I want to encourage you to continue your great
    job, have a nice day!

    Resposta
  • maio 17, 2019 em 7:22 am
    Permalink

    Heya i’m for the first time here. I came across this board and I in finding It truly helpful & it helped me out much.
    I’m hoping to give something back and help others like you helped
    me.

    Resposta
  • junho 1, 2019 em 4:28 am
    Permalink

    I have been browsing online greater than three hours these days, but I never discovered any fascinating article like yours. It?¦s lovely value enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will likely be a lot more helpful than ever before.

    Resposta
  • junho 8, 2019 em 6:08 am
    Permalink

    Definitely consider that that you stated. Your favourite reason seemed to be
    on the internet the easiest thing to remember of. I say to you,
    I certainly get annoyed while other folks consider worries that they plainly don’t understand about.

    You controlled to hit the nail upon the highest and outlined out
    the entire thing with no need side effect , people can take a signal.
    Will likely be again to get more. Thanks

    Resposta
  • julho 15, 2019 em 11:41 am
    Permalink

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a co-worker who has been doing a little homework on this.
    And he actually ordered me breakfast due to the fact that I stumbled upon it for him…
    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanks for spending some time to discuss this issue
    here on your web page.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *