Vídeo mostra o exato momento em que lixo espacial retorna à Terra

A Agência Espacial Europeia havia avisado já há alguns dias que pedaços de um foguete lunar retornariam à Terra nesta sexta-feira em forma de lixo espacial. Batizada de WT1190F, a peça de cerca de 1 metro de diâmetro voltou para o planeta nesta sexta-feira (13) e o momento exato de seu retorno foi capturado em vídeo por observadores do espaço.

As imagens, feitas por cientistas do Centro Astronômico Internacional (IAC) e da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos, mostram o objeto em chamas ao adentrar a atmosfera terrestre. Seu destino foi uma região próxima ao Sri Lanka e ninguém ficou ferido com a colisão.

 

 

 

A queda aconteceu por volta das 12h (horário local, 4h30 horário de Brasília), portanto, a claridade do dia pode ter frustrado muitos observadores locais que tentavam enxergar a queda do WT1109F a olho nu. Os astrônomos agora vão estudar este lixo espacial a fim de entender os motivos que o levaram a voltar para a Terra com uma trajetória mais rápida do que o convencional.

A ideia é, a partir disso, obter informações que possam ser úteis na preparação para o impacto de objetos maiores e possivelmente nocivos, como asteroides.

fonte: CanalTech

Deixe seu comentário