Tornado deixa 98 mortos na China

Ao menos 98 pessoas morreram e 800 ficaram feridas na passagem de um tornado, o mais violento dos últimos 50 anos, pela província de Jiangsu, leste da China, anunciou a agência oficial de notícias Xinhua.

Entre os 800 feridos, 200 se encontram em estado grave, segundo o governo local.

Ventos de 125 km/h destruíram várias localidades e provocaram graves danos na cidade de Yancheng e seus arredores na província costeira de Jiangsu, de acordo com a agência estatal.

Casas ficam destruídas após tornado atingir Yancheng, na província de Jiangsu, nesta quinta-feira (23) (Foto: China Dailyvia Reuters)
Casas ficam destruídas após tornado atingir Yancheng, na província de Jiangsu, nesta quinta-feira (23) (Foto: China Dailyvia Reuters)

As fortes chuvas, até mesmo de granizo, atingiram a cidade de Yancheng às 14H30 (3H30 de Brasília), provocando deslizamentos de terras que atingiram várias casas.

O presidente chinês Xi Jinping ordenou a mobilização de todos os meios necessários para intensificar as operações de emergência e de assistência médica.

Este foi o tornado mais violento a atingir a região em 50 anos, segundo a Xinhua.

No distrito de Funing, um dos mais afetados, os moradores caminhavam em meio aos escombros de suas casas.

Muitas áreas da China foram afetadas pelas fortes chuvas esta semana, com tempestades de verão mais intensas que o habitual.

Na região central da China as inundações deixaram 22 mortos e 197.000 desabrigados, informou a Xinhua na segunda-feira.

* AFP

Deixe seu comentário