Coreia do Norte prepara novo teste de míssil de longo alcance

Coreia do Norte – Projétil teria capacidade de atingir a costa oeste dos Estados Unidos, informou agência russa de notícias

A Coreia do Norte fará novo teste balístico de longo alcance com capacidade de atingir a costa oeste dos Estados Unidos, disse um parlamentar russo nesta sexta-feira, segundo a agência de notícias RIA. Anton Morozov, membro do comitê de relações internacionais do Parlamento e dois outros deputados russos visitaram Pyongyang do dia 2 a 6 de outubro, relatou a RIA.

“Eles estão preparando novos testes de um míssil de longo alcance. Eles até nos deram cálculos matemáticos pelos quais eles acreditam provar que o míssil poderia atingir a costa oeste dos Estados Unidos”, disse Morozov, segundo a agência russa. “Até onde sabemos, eles pretendem lançar mais um míssil de longo alcance no futuro próximo. E, no geral, o humor deles é bem beligerante”, completou.

Dois milhões de mortos

Cerca de 2, 1 milhões de habitantes de Seul e Tóquio morreriam caso a Coreia do Norte atacasse as capitais da Coreia do Sul e Japão com armas nucleares. A estimativa é de uma pesquisa conduzida pelo projeto 38 North, centro de estudos sobre assuntos norte-coreanos coordenado pela Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins.

A análise, encabeçada por Michael J. Zagurek Jr., leva em conta a capacidade e a potência estimada do armamento nuclear de Kim Jong-un, tendo como base um arsenal de vinte a 25 ogivas. Os alvos, países aliados dos Estados Unidos na região, estariam dentro do alcance dos mísseis de Pyongyang e, considerando os sistemas de defesa antimísseis de cada um, o pesquisador criou três possíveis cenários, nos quais 20%, 50% e 80% dos projéteis alcançariam o destino final.

Deixe seu comentário