Coreia do Norte fracassa em mais um teste de míssil de médio alcance

Projétil caiu segundos depois do lançamento

SEUL – A Coreia do Norte disparou o que parecia ter sido um míssil balístico de médio alcance nesta quinta-feira, mas ele caiu segundos após o lançamento, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul acrescentando que foi a segunda falha deste tipo este mês.

Um funcionário do Ministério da Defesa disse que o lançamento perto da cidade de Wonsan, no leste da Coreia do Norte, parecia ter sido de um míssil de Musudan com um alcance de mais de 3 mil quilômetros, às 6h40m (18h40 de quarta-feira no horário de Brasília).

O fracasso desta quinta-feira representa mais um revés para o jovem líder Kim Jong Un. Um míssil semelhante lançada no dia 15 de abril, dia do aniversário de seu avô e fundador do país, Kim Il Sung, explodiu no que o Departamento de Defesa dos EUA chamou de “ardente e catastrófico” fracasso.

A Coreia do Sul também diz que o Norte está pronto para realizar um teste nuclear a qualquer momento. Seria seu quinto teste nuclear.

O funcionário do Ministério da Defesa, que não quis ser identificado, disse que as autoridades sul-coreanas e norte-americanas estão analisando a causa do acidente míssil, recusando-se a comentar sobre o porquê do lançamento foi revelado horas depois de ocorrido.

A agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul disse que o míssil disparado não foi detectado pelo radar militar sul-coreano, porque não voou acima de algumas centenas de metros, e foi descoberto por um satélite americano.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse à Reuters que não poderia confirmar a informação.

No sábado, a Coreia do Norte testou um míssil balístico lançado de um submarino, que viajou cerca de 30 quilômetros ao longo da o da sua costa leste.

Veja imagens:

ng6613981 ng6613987

Deixe seu comentário