Altos índices de poluição cancelam partidas do Campeonato Iraniano

Após vitimar cerca de 400 pessoas desde o início deste mês, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a poluição atingiu níveis calamitosos em Teerã, capital do Irã, neste fim de semana.Tanto que autoridades do meio-ambiente do país recomendaram que os jogos fossem adiados. Duas partidas do Campeonato Iraniano foram reagendadas para terça.

As duas partidas em questão envolvem times da capital Teerã e das cidades de Mashhad e Tabriz, respectivamente. No entanto, diante dos índices alarmantes de poluição, que alcançaram 132 neste domingo – quando a medição aceitável varia entre 0 e 50 -, nem os civis foram aconselhados a deixarem suas casas.

As escolas públicas da província, que tem cerca de 14 milhões de habitantes, permaneceram fechadas neste domingo e devem seguir assim caso a qualidade do ar não melhore até segunda-feira.

Por conta da costumeira inversão térmica que se intensifica no inverno, cerca de 80% da massa de poluição – produzida por 5 milhões de carros e motos – não se dissipa no ar, ficando acumulada sob a superfície, o que provoca uma névoa capaz de alterar a visibilidade na capital.

Deixe seu comentário